quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Essa tal "Felicidade".

Pensei muito sobre o que é felicidade, ela está em mim? Segundo o Dicionário Aurélio, felicidade é "êxito, sucesso, satisfação pessoal ou do outro. Algo que ocorre, uma circunstância ou situação.” Será que a felicidade estaria ligada ao dinheiro? Ao prazer sexual? A um sonho que realizo? Ao sucesso profissional? Penso que essas e outras realizações pessoais podem me trazer uma satisfação momentânea, mas não essa tal “felicidade”. Esse assunto parece simples mas muitos estudiosos, entre eles, filósofos, cientistas, sociólogos e teólogos, tentam explicar sobre o tema.


Como posso ser feliz o tempo todo, se o mundo está em ruinas? Como ser feliz o tempo todo, se vejo nos noticiários que crianças morrem de fome em várias partes do mundo? Como posso ser feliz o tempo todo, diante da situação vergonhosa do meu país, onde a maior parte da população sobrevive na miséria? Sendo assim, será que a felicidade existe? Se o tema fosse fácil de responder, não seria alvo de tantas discussões entre os estudiosos. Realmente, se trata de um debate difícil, porque o ser humano, na maioria das vezes, não sabe o que quer. Se eu fosse feliz por mim mesmo, seria um louco, um egocêntrico, um cego espiritual. Não posso fingir que o caos não existe, se ele está diante dos meus olhos.


Jesus, no sermão da montanha diz: “Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” A palavra bem aventurado significa “mais que feliz”. Como podem então os que choram serem felizes? O choro em questão, não é choro de alegria mas de tristeza, porque o final do versículo diz, “serão consolados”. Refletindo no que diz esta passagem das Sagradas Escrituras em relação a felicidade, logo, consigo entender em parte, o que ela significa. Existem pessoas que choram tendo muito, e também pessoas que riem, tendo pouco. Quando consigo mesmo na tristeza levar alegria a alguém, então, sou feliz. Quando passando por dificuldades, ajudo o meu próximo a enfrentar problemas, então, sou feliz. Na verdade, levar o fardo do meu próximo, é mais fácil do que levar o meu, esse, eu devo entregar para Deus. No sermão da montanha, Jesus diz que, os que choram serão consolados, e não os que riem. Só Deus pode consolar. Eu não devo buscar a felicidade, eu devo é fazer o outro feliz, isso, eu consigo. O homem nunca está satisfeito, por mais que conquiste o que quer, mas aqueles que se preocupam com o próximo, que veem o outro sorrir, e se satisfazem com isso, estão no caminho certo para a felicidade. Os que buscam a verdade, mesmo que a verdade os faça abrir mão de suas pressuposições e preconceitos em prol de um bem comum, estão no caminho certo para a felicidade. E os que dispõe do seu tempo, de parte de sua vida, para cuidar de alguém, estão no caminho certo para a felicidade. Em suma, se quero para o meu semelhante, o mesmo que quero para mim, posso ser feliz, caso contrário, só estou pensando que sou o que na realidade não sou. A minha felicidade, depende do caminho que trilho, Jesus. Da verdade que vivo, Jesus. E da vida que tenho, Jesus. Pois Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Que o Senhor vos abençoe,

Kleber Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário