sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A visão do homem dentro e fora do santuário.

Então Davi deixou ali, diante da arca do concerto do Senhor, a  Asafe e a seus irmãos levitas como encarregados permanentes da adoração que era feita no lugar onde a arca da aliança havia sido colocada. Eles deviam cumprir ali os seus deveres todos os dias”. I Crônicas 16.37.

Como diz o texto de I Crônicas 16:37, Asafe foi escolhido para servir no santuário. Em seus salmos, ele glorifica a Deus pela presença do Senhor, mas durante um período de sua vida, Asafe esteve fora do santuário, longe da presença de Deus. No salmo 73, versículos 1 ao 16, ele relata suas aflições, algo que muitos servos de Deus vivem hoje. No versículo 2 Asafe quase se desvia do caminho, “quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.” Já nos versículos 3 ao 16 Asafe tem inveja da prosperidade dos ímpios “3 Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. 4 Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. 5 Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos como outros homens. 6 Pelo que a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como um adorno. 7 Os olhos deles estão inchados de gordura; superabundam as imaginações do seu coração. 8 São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente. 9 Erguem a sua boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra. 10 Pelo que o seu povo volta aqui , e águas de copo cheio se lhes espremem. 11 E dizem: Como sabe Deus? Ou: Há conhecimento no altíssimo? 12 Eis que estes são ímpios; e, todavia, estão sempre em segurança, e se lhes aumentam as riquezas. 13 Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência. 14 Pois todo dia tenho sido afligido e castigado cada manhã. 15 Se eu dissesse, também falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos. 16 Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado”.

Há uma grande diferença na visão do homem dentro e fora do santuário. Assim como Asafe, quando estamos fora do santuário, longe da presença de Deus que na ocasião era representada pela arca da aliança, mas que hoje está em nós, nos desviamos e nossos passos vacilam (versículo 2), invejamos a prosperidade do ímpio (vers. 3 ao 12), pensamos que a santidade não vale mais a pena (versículo 13), pensamos que Deus está sendo injusto conosco e que ele está nos castigando (versículo 14) e também, pensamos que nos comportando como os ímpios, ofenderíamos nossos irmãos, nossos líderes, nossa família mas a preocupação em ofender a Deus talvez não passe pela nossa cabeça (versículo 15). De repente,  ficamos perturbados com esses pensamentos, confusos, tentando ainda compreender por que estamos passando por toda essa tribulação e o ímpio, que não serve a Deus como eu tento servir, acumula riquezas (versículo 16).

17 Até que entrei no santuário de Deus; então entendi o fim deles.”

O versículo 17 foi um “divisor de águas” na vida de Asafe, porque diante da presença de Deus, ele pôde perceber que a leve e momentânea tribulação passaria, ele começa então a glorificar a Deus porque tinha esperança em dias melhores. Como poderiamos comparar 70, 80 ou 90 anos desta vida com a eternidade diante do Senhor nosso Deus? O que nos espera é uma coroa de glória, juntos ao Pai viveremos eternamente. Nesse sentido, a riqueza do ímpio não é nada diante da glória de Deus. Ele nos daria, se fosse necessário, riquezas nesta terra, no entanto, como diz a Palavra de Deus no evangelho de Mateus capítulo 16, versículos 19 ao 21 “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Nosso coração deve estar em Jesus, Ele é o nosso Deus. O ímpio tem como deus o dinheiro, os bens, as riquezas, a fama, o glamour etc. Porém, "Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão..." Isaías 40:31. A visão de Asafe mudou quando ele estava fora do santuário, porque fora da presença de Deus nos esquecemos das promessas que Ele nos fez. Mas quando entramos novamente no santuário, assim como a águia, renovaremos nossas forças para voos mais altos e visão mais aguçada.

Que você e eu através dessa mensagen, possamos cada vez mais nos apegar a Jesus para uma renovação diária em nossas vidas.

Que Deus vos abençoe,              

Kleber Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário