terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A figueira seca

Versículos chave: Marcos 11: 12 ao 14

Através da passagem bíblica sobre a figueira seca, podemos tirar algumas lições para nossa vida cristã. Vejamos:

“E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.” Marcos 11: 12 ao 14.

A figueira, em muitas passagens bíblicas, principalmente em alguns dos livros proféticos, representava o povo de Israel. No texto do evangelho de Marcos, gostaria de fazer uma comparação entre a figueira e a vida cristã. A figueira que Jesus avistou de longe tinha um bom aspecto, pois estava com folhas, e isso, chamou a atenção dele, pois ainda não era tempo de figos, e, uma das características da figueira é que quando nascem as folhas, aparecem também os frutos. Se Jesus a avistou de longe, provavelmente a figueira era grande. Li em um site de fruticultura que a figueira pode medir até 10 metros de altura, suas raízes podem aprofundar-se a até 6m, e, lateralmente, pode se expandir por até 12 metros. Comparando nossa vida com a figueira, talvez, assim como ela, tenhamos adquirido boa “estatura” na sociedade, a ponto de chamarmos a atenção daqueles que nos veem, pois altura transmite imponência, respeito etc. Talvez, também tenhamos raízes fortes, que nos prendam a terra, sinalizando que somos firmes. Já, as folhas da figueira, podem indicar um aspecto saudável que encha os olhos pela beleza, dando a entender que exista alimento para matar a fome. São boas características, e não há nada de errado isso. Mas, se não dermos frutos, tudo não passa de vaidade e orgulho. Precisamos dar frutos para o reino de Deus, pois as pessoas tem fome.

Muitos podem ter passado pela figueira sentindo fome, e na esperança que ela tivesse frutos para matar a fome, se frustraram, e continuaram com fome. Porque beleza, imponência e raízes firmes, não mata a fome de ninguém. Da mesma forma, pessoas podem ter passado diante de nós querendo saciar a fome com a Palavra de Deus, e o orgulho, a imponência, a falsa beleza, podem ter frustrado as expectativas dessas pessoas. Jesus diz no Evangelho de Mateus 25:42 “Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber.” Jesus se referia a não darmos de comer e beber aos necessitados, e desta forma, muitas vezes a igreja se comporta. Assim será nos últimos dias, quando Jesus vier, ele nos comparará à figueira. Aquele que deu frutos e alimentou aos necessitados será salvo, mas aquele que não der frutos e deixar de alimentar ao que tem fome, que não saciar a sede daquele que tem sede, que não cobrir ao que estiver nú, que não hospedar aquele que precisa de abrigo, que não visitar ao que estiver na prisão, estará deixando de fazê-lo ao próprio Deus. (Mateus 25:42 ao 45).

Meus queridos, o Senhor Jesus quer achar em todos nós frutos, mas para isso, precisamos pedir que ele nos batize com amor, o maior de todos os dons. Somente com o amor de Deus, conseguiremos deixar um pouco de lado os nossos problemas, e passaremos e cuidar dos problemas dos outros. Sejamos figueira frutífera, e deixemos de viver de aparências, pois, como diria o rei Salomão, “vaidade de vaidades! - diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” Eclesiastes 1:2.

Deus vos abençoe!

Kleber Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário