segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A purificação é somente pelo sangue!

Texto base: As bodas em Caná: a água feita em vinho

João 2: 1 ao 11

O capítulo 2 do Evangelho de João é muito rico para nos ensinar quanto à verdadeira purificação, que acontece somente pelo sangue de Jesus. Todos os versículos são de grande relevância para direcionar os nossos passos no evangelho, e também, para quebrar toda a religiosidade do nosso coração. Vamos analisar os versículos:

Versículos 1 e 2: E, ao terceiro dia, fizeram-se uma bodas em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.

A Palavra é bem clara quando diz que Jesus foi convidado para o casamento. Portanto, quer seja em nosso casamento, na nossa casa, nas nossas decisões, na criação dos nossos filhos, e, até mesmo na nossa igreja, Jesus deve ser convidado a participar. Sem Ele, não tem como haver milagre.

Versículo 3: E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho.

O vinho na Palavra de Deus simboliza o sangue de Jesus, que foi derramado em favor da humanidade. O próprio Jesus diz em 1ª Coríntios 11:26 “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.” Por isso, na vida de todo cristão, para ter comunhão com Deus, deve-se  ter o vinho. Na festa do casamento em questão, faltou vinho. E Jesus, sabendo que a falta de vinho seria um fracasso para o casamento, exerceu misericórdia, mas no momento certo. O casamento em Caná da Galiléia sem vinho, traria vergonha para os noivos, nossa vida sem o sangue de Jesus, também é uma vergonha. Somente o sangue do cordeiro de Deus, que tirou o pecado do mundo, pode apagar a vergonha do nosso pecado e nos tornar puros diante de Deus.

Versículos  4 e 5: “Disse Jesus à Maria: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.”

Há momentos em que não quero abrir mão do pecado, afinal de contas, o homem quer satisfazer os desejos da carne.  O maior milagre nas bodas de Caná não foi a água ter sido transformada em vinho, e sim, o momento em que Jesus disse que a hora dele ainda não era chegada, mas iria chegar. A hora do Senhor já chegou sobre sua vida? Para que isso aconteça, eu tenho que obedecer. Por esse motivo, Maria disse aos serventes, “fazei tudo o que ele vos disser.” Obedecer a Palavra de Deus, é a chave para que o sangue seja derramado. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.”

Versículos 6 a 8: “E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E levaram.”

Em cada talha, cabiam dois ou três almudes. Utilizando a medida em litros, isso é equivalente a 75 a 113 litros de água em cada talha. Jesus queria também, mostrar que a religiosidade não apaga pecados, pois os judeus, utilizavam como ritual o lavar as mãos para se purificar, mas a verdadeira purificação é no interior e não no exterior.

Jesus antes de transformar a água em vinho, pediu para os serventes encherem as talhas. Eles encheram até em cima. Nós, assim como os serventes, devemos dar o máximo que pudermos a Deus. Os servos poderiam encher as talhas pela metade, pois Jesus não especificou a quantidade necessária para que o milagre acontecesse. Mas pela fé, eles deram o seu máximo. Outra característica dos servos, é querer servir. Se a água não se transformasse em vinho, provavelmente, o trabalho deles seria menor, acabou o vinho, acabou a festa. Que maravilha! Posso ir pra minha casa descansar. Não funciona assim no Reino de Deus. Aquele que realmente quer servir, não se importa com o trabalho. Jesus nos diz no Evangelho de Lucas, capítulo 9, versículo 62: “ninguém que lança mão do arado e olha para trás e apto para o Reino de Deus.”

Versículo 9: E, logo que  o mestre-sala provou a água feita em vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.” Esse versículo nos mostra que, somente os que serviram viram o milagre, na verdade, eles participaram do milagre. O verdadeiro servo deve querer participar do milagre e não apenas esperar que o milagre aconteça.

Versículo 10: “E disse o mestre-sala ao esposo: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.”

Meus queridos, Jesus tem guardado o bom vinho para nos purificar dos nossos pecados, mas para isso, eu tenho que convidá-lo a entrar na minha vida (versículo 2), tenho que fazer o que Ele me disser (versículo 5), tenho que surpreender a Jesus dando o máximo de mim enchendo as talhas por completo(versículo 7 e 8).  O melhor da festa foi Jesus derramar o sangue para nos perdoar. Só assim tivemos livre acesso ao Pai, e hoje, somos chamados filhos de Deus.

Deus vos abençoe,

Kleber Martins.








Nenhum comentário:

Postar um comentário