segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Qual é a missão do Corpo de Cristo? E qual é a minha missão nesse Corpo?

Muito se fala sobre a função do Corpo de Cristo, que é a Igreja do Senhor Jesus aqui na Terra. Eu mesmo em várias situações, pensei sobre a responsabilidade da Igreja em pregar o evangelho, interceder, curar enfermos, expulsar demônios, falar novas línguas, enfim, nos sinais que acompanhariam todos aqueles que creem no Senhor Jesus, conforme está escrito no Evangelho de Marcos capítulo 16, versículos 17 e 18. Conheço, por experiência própria, o poder da Igreja quando esta se levanta para orar e interceder por alguma causa. Mas, e a minha função dentro da Igreja, dentro do Corpo de Cristo que é formado por muitos membros?

Um bom exemplo do chamado individual para pregar o evangelho está claramente descrito no livro de Atos dos Apóstolos capítulo 12, versículos 5 a 8 que diz: “5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. 6 E, quando Herodes estava para o fazer nessa mesma noite comparecer, estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. 7 E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. 8 E disse-lhe o anjo: vista-se e calce as tuas sandálias. E ele o fez assim. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa e segue-me.

A missão do Corpo de Cristo, dentre outras, é interceder, orar sem cessar. No versículo 5 acima, vemos que a igreja fazia contínua oração por Pedro e depois disso, o anjo do Senhor foi até a prisão. A igreja portanto, cumpriu sua missão naquele momento. Agora, qual é a minha missão?

1ª missão, Crer: Pedro creu que ainda não era chegada a hora de sua morte , porque o próprio Jesus disse a ele no Evangelho de João capítulo 21, versículo 18 “Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras.” Portanto, Pedro tinha a plena convicção que naquele momento, o Senhor o livraria da morte.

2ª missão, levantar depressa : Estamos nos últimos momentos na Terra, e por isso, temos que nos levantar depressa. O interessante é que assim que Pedro se levantou, as cadeias caíram-lhe das mãos. Preciso me levantar depressa para ficar livre da prisão, porque tenho que estar livre para libertar os que estão presos na mão do diabo.

3ª missão, vestir : Não é me vestir de qualquer maneira, mas com vestes de santidade. Conforme escreveu o apóstolo Paulo em sua carta aos Hebreus, “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus capítulo 12, versículo 14.  

4ª missão, calçar as sandálias : as sandálias são uma das armaduras de Deus para aquele que é comissionado a pregar o evangelho, conforme carta do apóstolo Paulo aos Efésio no capítulo 6, versículo 15, "E calçados os pés na preparação do evangelho da paz."

5ª missão, colocar a capa : Colocar a capa é dar um bom testemunho. Estudei um pouco sobre as roupas utilizadas no oriente médio na época de Jesus. Normalmente qualquer pessoa, até mesmo as mais pobres, tinham no mínimo duas túnicas, com um tecido mais leve, usado sob a pele. Tinham também uma capa, com tecido mais pesado, para se proteger do calor intenso do dia e do frio a noite. Era comum para os povos daquela região que a veste fosse utilizada como garantia em alguma negociação comercial, a veste era usada como testemunho de que a dívida seria paga. Como as pessoas possuíam mais de uma túnica, se a dívida não fosse paga, a túnica ficava com o credor e era o sinal de que o devedor não cumpriu sua palavra. Já a capa, como a maioria das pessoas só possuía uma, pela lei, deveria ser devolvida até o por do sol, senão, a pessoa sofreria com o frio da noite. Para pregar o evangelho, preciso da capa, que simboliza o meu testemunho diante da sociedade, pois como irei pregar o evangelho por exemplo, no meu trabalho, na escola, nas ruas, e em todos os lugares como manda a Palavra de Deus, se eu mesmo não der um bom testemunho. Só posso oferecer a alguém aquilo que tenho.

6ª missão, seguir : O anjo do Senhor disse a Pedro no versículo 8, depois de Pedro estar preparado, siga-me. Assim que eu estiver preparado, tenho que seguir a Deus.

Portanto, para seguir a Deus, tenho que estar preparado com os 6(seis) tópicos acima: 1º Crer(em Deus), 2º levantar(para que as cadeias caiam), 3º vestir(vestes de santidade), 4º calçar(as sandálias do evangelho da paz), 5º colocar a capa (dar um bom testemunho), e 6º seguir (os passos de Jesus). Lembrando que o próprio Jesus diz: “Se alguém que vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me."


Que Deus vos abençoe,


Kleber Martins

Um comentário:

  1. Amém, através da intercessão da igreja, através de uma vida de santidade e bom testemunho por parte dos cristãos e cumprindo a missão de pregar o evangelho (Marcos 16:15,16) então o corpo de Cristo irá fazer a diferença.

    ResponderExcluir