quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Descobrindo a Fonte de Água Viva.

            Vemos no Evangelho de João capítulo 4, versículos 5 ao 30, a passagem bíblica em que Jesus se encontrou com uma mulher samaritana. Jesus passou pela região de Samaria a uma cidade chamada Sicar. Estando ele cansado do caminho, assentou-se junto à fonte de Jacó e mudou a vida daquela mulher.
Meditando nos versículos que narram essa história, gostaria de considerar alguns pontos fundamentais na vida de uma pessoa que quer realmente ser um cristão:
1º querer beber da Água Viva:
No diálogo entre Jesus e a mulher samaritana, o Senhor diz no versículo 10 do capítulo 4: “Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”  E logo depois Jesus diz nos versículos 13 e 14: “Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.”  Até então, a mulher pensava que Jesus falava de uma água para saciar a sede do corpo, mas mesmo assim, ela queria desta água para não ter que ir ao poço tirá-la. Realmente, deveria ser um esforço muito grande tirar água do poço, principalmente para uma mulher. Mas o mais importante é que mesmo sem ainda reconhecer que a Água Viva era o próprio Jesus, aquela mulher queria da água que Ele havia falado. Ela disse: “Dá-me dessa água.”
O processo de conversão nem sempre é tão rápido como pensamos, no entanto, eu tenho que querer beber da Água Viva. Somente depois de beber da Água Viva, que é o próprio Jesus, posso confirmar dos benefícios que ela proporciona aos que dela saciam sua sede. A Água Viva da qual Jesus falava sacia a sede da alma. Como disse o salmista Davi no Salmo 42, versículos 1 e 2, “1.Como a corsa suspira pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! 2.A  minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” Nesse salmo, Davi queria saciar a sede da alma e não do corpo, portanto, a Água Viva, ou seja, Jesus, é o único que pode nos dar a água que fará dentro de nós uma fonte que jorre para a vida eterna.
2º reconhecer que não posso esconder meu pecado de Deus:

             Nos versículos 16 ao 19 do capítulo 4 de João, Jesus pede a mulher samaritana que chame seu marido. “16. Vai, chama o teu marido, e vem cá. 17.A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido, 18. Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. 19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.”  Imagine o sofrimento de uma mulher que passou por cinco casamentos, a rejeição, as frustrações adquiridas em relacionamentos que não deram certo, e principalmente, o preconceito vivido por ela em uma sociedade em que as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens. Além do preconceito da sociedade por ela ser mulher, ela sofria por ser samaritana, pois havia grande inimizade entre os Judeus e os samaritanos.  Jesus nos dá um grande exemplo de compaixão, Ele queria que aquela mulher sacia-se a sede de sua alma, queria limpar o passado dela. Em momento algum Jesus a acusa. Ela poderia dizer para Jesus que tinha marido, mas provavelmente já estava tão desgastada, que já não acreditava mais no amor. Até que ela encontra a Água Viva, que saciaria a sede de sua alma. Ela reconhece Jesus como um profeta (versículo 19), e, naquele momento, sabia que não poderia esconder o pecado, pois Jesus já o havia revelado.

3º reconhecer que Jesus é a fonte de Água Viva:
O encontro da mulher samaritana com Jesus foi tão marcante que ela largou o vaso que utilizava para retirar água da fonte e foi a cidade anunciar a experiência que teve com Jesus. O vaso era a única forma que a mulher samaritana tinha de retirar a água, no entanto, ela não se importou mais com a água para saciar a sua sede, pois acabara de saciar sua alma. Deus nos chama para ser um vaso em suas mãos, cheios da  Água Viva, que é o próprio Jesus. A Água Viva também representa o Espirito Santo, e a Palavra de Deus nos diz em Efésios 5:18 “Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espirito.” Enchei-vos" (imperativo passivo presente) tem o significado, em grego, de "ser enchido repetidas vezes". Por esse motivo, Jesus disse “aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” Evangelho de João 4:14. A mulher samaritana descobriu que não precisava mais daquele vaso. Ela se tornou um vaso cheio de Água Viva, e começou a anunciar Jesus como o Messias que haveria de vir (versículo 29), não para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.
Deus vos abençoe,
Kleber Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário